quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Economia Ambiental na região da Baixada Santista


Tendo como objetivo despertar a atenção de empresários e estudantes da região para temas sobre o desenvolvimento da região, a UNISANTOS e a Associação Comercial de Santos (ACS) realizaram nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro, o Ciclo de Palestras Gerenciando Oportunidades, trazendo à reflexão assuntos de interesse do cidadão santista que interferem no futuro da Baixada Santista.

Com o título “Economia Ambiental na Região da Baixada Santista”, a palestra do Coordenador do Centro de Pesquisa e Ensino em Tecnologia e Negócios Portuários da UNISANTOS, professor doutor Paulo Costacurta de Sá Porto, alertou para as preocupações que surgem com o crescimento da região, como o aumento do consumo de descartáveis, a falta de políticas ambientais e sistemas de gestão ambiental nas empresas.

Lembrando os projetos de pesquisa da Universidade que analisam os impactos e os desafios futuros para a região, o professor citou como cada responsável pode fazer o seu papel nesse cenário, como a valorização do consumo sustentável, a criação e acompanhamento de políticas ambientais por parte do Estado e a adoção, por parte das empresas, de tecnologias limpas e projetos de responsabilidade sócioambiental.

O evento contou com a participação de docentes e autoridades especialistas na área Jurídica, de gestão ambiental, economia e gestão empresarial.

Outros temas apresentados
Os outros temas apresentados no evento foram: Business Intelligence: transformando informação em diferencial de negócio, com o professor José Pazetti; O Desenvolvimento Sustentável na Gestão da Empresa, com o professor Lélio Marcos Munhoz Kolhy; Portos de Santos e o Comércio Exterior, com o professor Carlos José Pereira; e Análise da Cadeia de Valor e as Estratégias do Varejo, com o professor Alexandre Barros.

Na área jurídica, o tema Confusão Patrimonial, a responsabilidade pessoal dos sócios pelos tributos devidos pela pessoa jurídica foi ministrado pelo professor mestre Daniel Wagner Haddad e pelo procurador do Estado, professor Marcos Neves Veríssimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário