sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Especialização ou MBA? Como escolher um curso de Pós-Graduação?

Mesmo com o surgimento de inúmeras oportunidades no mercado de trabalho no País, o aprimoramento profissional é fundamental, principalmente para aqueles que pretendem conquistar uma promoção ou ocupar cargos de liderança na empresa. Um dos caminhos para enfrentar os desafios e estar preparado para o sucesso é cursar a Pós-Graduação.

Mas, diante de tantas opções de cursos e modalidades, qual a melhor opção? Seja cursando MBA ou Especialização, estudar num curso de Pós-Graduação tornará o profissional ainda mais especialista em sua área de atuação. “A Pós-Graduação coloca o aluno diante de questões práticas”, afirma Rita de Cássia Zaher Rosa Paul, professora da UNISANTOS na área de Recursos Humanos.

Para quem tem dúvidas sobre qual modalidade escolher, a professora explica as diferenças entre cursar MBA ou Especialização. No MBA, as disciplinas são voltadas para temas que envolvem a gestão, com abordagens voltadas para a administração. O que não é o caso das especializações, que são mais técnicas. ”Se o aluno precisa de algo relacionado à gestão de pessoas, gestão de processos, ele deve procurar um MBA”, conclui.

Os cursos de MBA, que em inglês significa Master Business Administration (mestre em Administração de Negócios), possuem o foco voltado para a formação, com maior ênfase na prática do cotidiano de gestão de empresas. Na especialização, o enfoque é o aprimoramento profissional, ou seja, aprofundar os conhecimentos numa área específica da profissão.

Na Católica UNISANTOS, existem várias opções de cursos voltados para Especialização ou MBA. Segundo a professora Rita, o mercado tem dificuldade para encontrar profissionais com o perfil voltado para a Gestão. Além das carreiras de formação tradicional, voltadas para o campo jurídico e de saúde, áreas como engenharia, economia portuária, relações internacionais e gestão empresarial estão carentes de profissionais qualificados. “O que o mercado precisa muito hoje é de gestor. Existem vagas, mas é difícil encontrar profissionais que tenham a capacidade de lidar com pessoas”.

Outro fator importante que vem ocorrendo é busca por áreas diferentes da formação do aluno na graduação. Para a professora essa interação é saudável, pois amplia os conhecimentos do profissional. “Sair um pouco da sua área de atuação eu acho muito rico, pois amplia seu canal de visão, o aluno passa a enxergar coisas que não enxergava. Temos o exemplo de um ex-aluno, que era engenheiro, veio para fazer Pós-Graduação em Recursos Humanos e acabou montando uma empresa e construindo a carreira na área de RH”, completa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário